por Interlegis — última modificação 31/12/2018 12h23
HISTÓRIA DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS-RO.

ALTO ALEGRE DOS PARECIS-RO

Uma breve História.

Na região conhecida como Zona da Mata, localiza-se um município denominado Alto Alegre dos Parecis. Um topônimo lembra uma característica humana e um aspecto geográfico.

Segundo o senhor Manoel Bezerra Sobrinho, Professor residente do Município desde 1984, o nome Alto Alegre dos Parecis teria surgido a partir do seguinte fato:

Minha mãe achava o lugar muito bonito e alegre, pois havia muitos anus cantando. Ela dizia que deveria chamar-se Alto Alegre. [...] quando foi para oficializar colocaram-se Parecis em virtude de estar situada na Chapada dos Parecis e para distinguir de outros municípios brasileiros cujas denominações também eram  Alto Alegre.

CIRCUNSTÂNCIAS DE SURGIMENTO DO MUNICÍPIO

Os primeiros habitantes da região, hoje conhecida como Alto Alegre dos Parecis, faziam parte de um povo indígena conhecido como Sakurabiat, cujos remanescentes continuam habitando nesta mesma região.  Porem a colonização e a ocupação sistemática da referida região se fizeram progressivamente por meio da população não indígena, o que vale dizer que um número relativamente crescente de não índio, vindo de diversas partes do país, adentrou nos primeiros espaços inóspitos altoalegrenses. A partir da década de 1980, há relatos, informações genéricas sobre os primeiros colonos, sitiantes, posseiros se fixando com suas moradias de estruturas precárias nas terras, onde, mais tarde seria o município de Alto Alegre.

Um grande grupo de pessoas foi atraído para a região motivados pela noticia da existência de um solo fértil e facilidade na aquisição de terras, lotes, sítios. As noticias provinham de politicas de colonização e abertura da região Norte propagadas pelo Governo Federal na segunda metade do sec. XX.

O município de Alto Alegre dos Parecis, no Estado de Rondônia, está situado na região sul do Estado, a uma latitude 12° 07’ 40’’ sul e a uma longitude 61° 51’ 03’’ oeste, estando a uma altitude de 405 metros, sua área corresponde a 3.956,6 km² (IBGE 2007), está inserido na microrregião Cacoal e mesorregião Leste Rondoniense, fazendo limites com a Bolívia e os municípios de Alta Floresta D’Oeste, Santa Luzia D’Oeste, Parecis e Pimenteiras do Oeste.

A CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

Até 1994, Alto Alegre era visto pela população ora como vila, povoado, ora como distrito. Já a partir da década de 1980, tem se conhecimento da denominação Alto Alegre dos Parecis.

No dia 22 de junho de 1994, através da lei estadual n° 570/94 cria-se o munícipio de Alto Alegre dos Parecis, desmembrando dos munícipios de Alta Floresta D’Oeste e Cerejeiras. Conforme a lei n° 570/94 o município foi criado no dia 22 de junho de 1994. Tudo começou a partir do clamor de uma população aproximada de 15 000 habitantes que desejava a emancipação política. Desejo este que se dava partindo da ideia de que Alto Alegre já possuía uma infraestrutura necessária para um munícipio.

Sendo assim, o então deputado estadual Pedro Lima apresenta na assembleia Legislativa do Estado de Rondônia o projeto de decreto legislativo n°026/92 que determina a realização de consulta plebiscitária relativa à criação do munícipio de Alto Alegre. Este projeto transforma-se em decreto sob o n° 082 de 11 de dezembro de 1992.  No ano seguinte, 1993, o Tribunal regional Eleitoral do Estado de Rondônia, no art. 1° da resolução 073/93 de 14 de outubro de 1993, determina a data de 05 de dezembro para realização do Plebiscito.

O plebiscito, mencionado acima, se fundamentou nas seguintes pergunta: deve ser criado o munícipio de Alto Alegre dos Parecis, sim ou não? Compareceu a votação 1502 eleitores, dos quais 1457 votaram pelo sim, 26 votos decidiram pelo não, 09 votaram em branco e 10 anularam o voto. Esses 1457 votos legitimaram a criação do munícipio, o conferindo o status de munícipio e a independência politica municipal.

A ECONOMIA MUNICIPAL

Embora Alto Alegre dos Parecis seja um município novo, apresenta elementos diversificados que compõem os três setores da economia quais sejam: setor primário, setor secundário e terciário.

No setor primário, o município desenvolve as seguintes atividades econômicas: área agrícola, plantação de cacau, arroz, milho, banana, café, feijão, mandioca, tomate, soja, girassol, pimenta do reino; na pecuária, desenvolvem-se atividades de criação de animais bubalinos, piscicultura, bovinocultura de corte e de leite, criação de suínos, entre outras.

O setor industrial está representado pela indústria de laticínios, têxtil, marcenaria, secadores, farinheira, cerealistas e usinas hidroelétricas.

O setor terciário da economia conta com os seguintes estabelecimentos: supermercados, farmácias, postos de gasolina, representações bancárias, correios, lojas de variedades, lojas de materiais de construção, confecções de artigos de vestuários, cartório e hotelaria. Apresentando assim uma diversidade econômica em potencial em todos os setores.

A CÂMARA MUNICIPAL DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS.

A câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis, denominada Palácio Ezequias Alves Pereira, conforme lei ordinária n° 378 de maio de 2008, foi instalada na data de 01/01/1997, atualmente localizada na Avenida Afonso Pena n° 3951, Bairro centro. A primeira Legislatura da Câmara Municipal de Alto Alegre dos Parecis teve inicio na data de 07 de janeiro de 1997.